sábado, 24 de novembro de 2007

Programa Operacional Potencial Humano



Este programa visa elevar a qualificação dos jovens, promovendo a sua empregabilidade e superar o atraso científico e tecnológico português . O Programa Operacional Potencial Humano apresenta-se como um programa multi-objectivo, cujas orientações comunitárias vão no sentido de estimular o potencial de crescimento sustentado da economia portuguesa, incluindo entre as suas prioridades superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa, consagrando o nível secundário como referencial mínimo de qualificação, para todos, e promover o conhecimento científico.
Este plano inclui nove eixos prioritários entre os quais: “Qualificação inicial, adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida”; “Gestão e aperfeiçoamento profissional”; “Formação avançada”; “Apoio ao empreendedorismo e à transição para a vida activa e cidadania”; “Inclusão e desenvolvimento social” e “Igualdade de género”.
O eixo de intervenção “Qualificação inicial”, tem como objectivo genérico elevar a qualificação dos jovens, promovendo a sua empregabilidade e a adequação das suas qualificações às necessidades de desenvolvimento sustentado, de aumento da competitividade e de coesão social da economia portuguesa.
São metas específicas deste eixo: combater o insucesso e o abandono escolar precoce e prevenir a entrada de jovens com baixas qualificações no mercado de trabalho; promover o nível secundário como patamar mínimo de qualificação para os jovens; promover ofertas de formação de dupla certificação, integrando os objectivos de qualificação e inserção profissional e/ou o prosseguimento de estudos. No âmbito deste eixo pretende-se ainda: valorizar o ensino pós-secundário não superior e a qualificação de nível 4; promover a empregabilidade dos jovens e incrementar a igualdade de oportunidades entre ambos os sexos.
O reforço da qualificação da população adulta activa – empregada e desempregada – é o principal objectivo do eixo “Adaptabilidade e aprendizagem ao longo da vida,” que visa igualmente o desenvolvimento de competências críticas à modernização económica e empresarial, bem como contribuir para a adaptabilidade dos trabalhadores.
As acções integradas no eixo “Formação avançada” visam a superação do atraso científico e tecnológico português, como condição essencial para o progresso económico e social. Os objectivos a atingir no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano passam pelo aumento do investimento público em investigação científica, bem como pelo aumento do número de investigadores e o emprego científico, e do número de doutoramentos e pós-doutoramentos e de diplomados do Ensino Superior.

Sem comentários: