quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Acções de Curta duração




As Acções S@ber +

O que são?
Quais as áreas prioritárias em que se centram?
Como se organizam as Acções Saber +?
A quem se dirigem?
A certificação


Não é só durante a infância, adolescência e juventude que se adquire conhecimentos e desenvolve competências. Ao longo da vida, as pessoas aprendem através das experiências que vão tendo, tentando acompanhar um mundo em contínua mudança. Por isso, é sempre importante S@ber+.

1. O que são? As Acções S@ber+ são acções de formação de curta duração, que têm como objectivo a aquisição, reforço ou desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, incentivando as pessoas a aprender ao longo da vida. Estas acções centram-se em determinadas áreas que são vistas como essenciais para viver na sociedade de hoje, que é chamada a Sociedade da Informação e do Conhecimento.
2. Quais as áreas prioritárias em que se centram? As áreas prioritárias são as seguintes:
Literacia Tecnológica, ou seja, saber lidar com as novas tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, os computadores, o multibanco, o telemóvel;
Línguas: Português (dirigido àqueles para quem esta é a 2ª língua, por exemplo, os emigrantes de Leste), Inglês, Francês, Alemão e Espanhol;
Internet para o Cidadão;
Euro, ou seja, conhecimentos acerca daquela que é agora a moeda oficial;
Oficinas de Leitura e Escrita, para aprender a ler e escrever ou melhorar cada vez mais estas competências;
Matemática para a Vida - mais prática e relacionada com as tarefas do dia-a-dia, como por exemplo, fazer compras, gerir as despesas do mês, etc.,
Cidadania e Ambiente, para que esteja consciente dos deveres e direitos de cada um e do seu importante papel ao nível da protecção do ambiente.
Outras áreas - electrónica, Mecânica, Gestão e Contabilidade, Electricidade, Artes e Ofícios Tradicionais, etc.

3. Como se organizam as Acções Saber +? As Acções S@ber + organizam-se em três módulos que correspondem a diferentes níveis de dificuldade:
Iniciação - o objectivo é que a pessoa adquira competências básicas, a nível teórico e prático.
Aprofundamento - o objectivo é o reforçar das competências, permitindo a utilização dos conhecimentos e técnicas adquiridas.
Consolidação - o objectivo é a consolidação dos conhecimentos e competências adquiridas e a sua aplicação em novas situações.

As acções podem decorrer durante o dia ou à noite, de acordo com a disponibilidade do grupo de formandos, ou seja, das pessoas interessadas em frequentar a acção.

4. A quem se dirigem?
Estas acções dirigem-se a:
pessoas adultas (com idade igual ou superior a 18 anos);
pessoas que queiram adquirir, desenvolver ou aperfeiçoar as suas competências;
pessoas que queiram obter determinado nível de escolaridade e/ou de qualificação profissional.
Deste modo, para participar nestas acções não é necessário ter um determinado nível de escolaridade ou de qualificação profissional ... basta ser adulto e desejar aprender mais!
5. A certificação Por cada módulo frequentado, a pessoa obtém um Certificado de Formação.

Sem comentários: