segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Centros que substituem Novas Oportunidades em funcionamento a partir de abril



Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional deverão entrar em funcionamento em abril de 2013, substituindo os Centros Novas Oportunidades, autorizados a manter-se em atividade até 31 de março, desde que financeiramente autossuficientes, informou o Governo.
"... o Governo divulgou ontem que os novos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional deverão iniciar funções em abril do próximo ano (2013), depois de o diploma legal que estabelece e regula a sua criação ser "submetido a apreciação pública e audição dos parceiros sociais durante o mês de janeiro".
Aos novos CQEP caberá dar continuidade à promoção de processos RVCC, agora com "mecanismos mais rigorosos e exigentes" definidos na lei, assim como orientar jovens e adultos relativamente a ofertas escolares e profissionais.
O documento conclui que estas orientações já foram transmitidas aos diretores e coordenadores dos CNO.
O comunicado refere que diretores e coordenadores dos CNO já tinham sido informados sobre os contornos deste processo, mas esta manhã, assegurou Sérgio Rodrigues àLusa, as orientações que vigoravam eram as indicações dadas pela ANQEP para que os centros continuassem a aguardar informações quanto ao seu futuro.
...

De acordo com informações "recolhidas de forma informal" pela ANPEFA, existiam em junho deste ano 350 mil adultos com processos ativos nos CNO - inscritos, em processo de diagnóstico ou em processo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) - e a associação teme agora que muitos deles não possam concluir os processos iniciados ou que sejam obrigados a recomeçá-los do zero nos novos centros.

A ANPEFA teme também que nos novos centros a função de formador seja entregue a professores do Ministério da Educação, que este ano tenham ficado com horário zero ou não tenham obtido colocação.

Sobre esta questão, o Ministério da Educação esclareceu apenas que "os recursos humanos a afetar a cada um dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional serão definidos em função dos respetivos planos de intervenção".

Fonte : educare.pt ( adaptado )

Sem comentários: