sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As cores

Cores primárias: Amarelo, Vermelho e Azul.

Cores secundárias: Violeta, Verde e Laranja.

Cores que não são cores: Branco e Preto - são a soma positiva e a soma negativa de todas as cores, respectivamente.

1º - Todas as cores existentes no espectro são compostas pelas três cores primárias - amarelo, vermelho e azul. Sem excepção.

2º - Uma cor secundária é o que se obtém pela mistura directa de duas das 3 cores primárias, resultando no negativo cromático da cor primária que ficou de fora, ou seja, o verde (azul + amarelo) é o negativo do vermelho, o violeta (azul + vermelho) é o negativo do amarelo e o laranja (amarelo + vermelho) é o negativo do azul.

3º - A adição de branco a uma cor nunca a altera, apenas altera o tom, ou seja, a intensidade (mais claro ou mais escuro).

4º - A mistura de cores opostas (vermelho e verde, por exemplo) resulta sempre numa cor pardacenta que, na gíria da profissão, se chama "cor-de-burro-quando-foge" Grin. É a cor ideal para sujar uma pintura e estragar um trabalho.

5º - Todas as outras imeeeeensas cores que existem são apenas variações deste básico. Puxa mais para aqui ou mais para lá e todas podem ser obtidas por mistura.

Isto é um círculo cromático onde podem ver o que acabei de explicar:


6º - Finalmente e para acabar, não adianta procurarem "receitas" para a obtenção de uma determinada cor porque os tons e os próprios pigmentos das tintas variam muito de marca para marca. A única maneira de conseguir uma cor é fazendo a mistura na paleta, juntando mais um pouco disto e daquilo, conforme o círculo cromático, até se conseguir exactamente a cor que se quer.

Posted via email from leonoralves's posterous

Sem comentários: