1-Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto doméstico, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores. ( máquinas diversas como por exemplo, de lavar roupa, loiça, televisão, etc. )
2-Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissionais, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus impactos nas organizações. ( fotocopiadoras, maquinas industriais, etc. )
3-Interagir com instituições, em situações diversificadas com base nos direitos e deveres de utilizadores e consumidores de equipamentos e sistemas técnicos. ( DECO, livro de reclamações, garntias...)
4-Mobilizar conhecimentos e práticas para a compreensão e apropriação das transformações e evoluções técnicas e sociais. ( mudanças sociais resultantes da adopção de novas tecnologias..)
5-Promover a preservação e melhoria da qualidade ambiental através de práticas quotidianas que envolvam preocupações com o consumo e a eficiência energética. ( restringir o uso de água e electricidade, optar por detergentes não poluentes...)
6-Incluir processos de valorização e tratamento de resíduos nas medidas de segurança e preservação ambiental. ( separar, reciclar, reutilizar...)
7-Diagnosticar as tensões institucionais entre o desenvolvimento e a sustentabilidade face à exploração e gestão de recursos naturais. ( o progresso e a preocupação pelo bem comum )
8-Mobilizar conhecimentos sobre a evolução do clima ao longo do tempo e a sua influência nas dinâmicas populacionais, sociais e regionais. ( deslocação da população por aterações do meio ambiente...)
9-Adoptar cuidados básicos de saúde, em função das diferentes necessidades e situações de vida.( praticar desporto, preferir frutas e legumes, evitar tabaco e alcool ...)
10-Promover comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos, em contexto profissional. ( respeitar as normas de segurança das empresas )
11-Reconhecer os direitos e deveres dos cidadãos e o papel da componente científica e técnica na tomada de decisões racionais relativamente à saúde. ( acatar as proibições de fumar, de usar cinto de segurança, de conduzir a velocidade moderada... )
12-Prevenir adequadamente patologias em função da evolução das realidades sociais, científicas e tecnológicas. ( diminuir o uso de telemovel, respeitar as normas de uso dos fornos microndas..)
13-Organizar orçamentos familiares tendo em conta a influência dos impostos e produtos e serviços financeiros disponíveis. ( utilizar racionalmente os recursos financeiros)
14-Interagir com empresas, instituições e organizações mobilizando conhecimentos de gestão de recursos. ( bancos, seguradoras...)
15-Perspectivar a influência dos sistemas monetários e financeiros na economia e na sociedade. (aumento do preço do petróleo, aumento das taxas de juro...)
16-Diagnosticar os impactos das evoluções sociais tecnológicas e científicas nos usos e gestão do tempo. ( telemovel, computador pessoal, ligação á internet...)
17-Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais.
18-Perspectivar a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos e qualificações profissionais. ( importancia da formação profissional ao longo da vida)
19-Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública. ( o 4º poder )
20-Relacionar a evolução das redes tecnológicas com as redes sociais. ( internet, tlm... )
21-Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar individual. ( mais espaço = maior qualidade de vida )
22-Promover a qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. ( planos directivos , jardins, espaços verdes, passeios pedestres... )
23-Mobilizar informação sobre o papel das diferentes instituições no âmbito da administração, segurança e território. ( Juntas de freguesias, camaras municipais, GNR, PSP...)
24-Reconhecer diferentes formas de mobilidade territorial – local e global – e sua evolução. ( migração, emigração e imigração)
25-Mobilizar o saber formal para reconhecimento do elemento como uma unidade estrutural e organizativa.
26-Recorrer a processos e métodos científicos para actuação em diferentes domínios da vida social. ( evitar o senso comum )
27-Intervir racional e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos. ( eleições, referendos... )
28-Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos no contexto de coexistência de estabilidade e mudança.
28-Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos no contexto de coexistência de estabilidade e mudança.
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