A ABP apresenta sete fases essenciais, inseridas no que Buck Institute for Education (2019) denomina de Gold Standard PBL e, que a seguir se enumeram:
1- Questão ou Problema de investigação desafiante (“Challenging Problem or Question”) – ponto de partida para o projeto. Esta é considerada a parte mais importante da ABP, na medida em que os alunos trabalham num problema ou questão envolvente e com significado para si;
2- Conhecimentos do currículo envolvidos (“Sustained Inquiry”) – busca continuada que permite, aos alunos, dar resposta à questão inicial, utilizando diversas fontes de pesquisa, como textos, vídeos, imagens, jornais, entre outros. Quando os alunos são mais novos, esta pesquisa pode ser orientada. De notar, nesta fase, a importância do envolvimento de diferentes áreas do currículo como forma de procurar respostas autênticas;
3- Autenticidade (“Authenticity”) – partir de situações concretas, reais, do dia-a-dia que permitam um maior envolvimento dos alunos nas tarefas. A autenticidade pode ser conferida de diversas formas: pelo contexto, pelas ferramentas usadas (que podem ser digitais ou outras), pelo impacto nos outros ou pelo impacto nos interesses dos próprios alunos;
4- Escolha e voz dos alunos (“Student Voice & Choice”) – dar voz aos alunos, perceber o que pretendem, o que mais gostam de fazer, onde se sentem mais motivados e envolvidos, atribuir-lhes papéis, procurar que sejam cidadãos ativos e participativos nos problemas da sociedade;
5- Reflexões (“Reflection”) - os alunos e, naturalmente o professor, deverão refletir sobre o que estão a aprender, como estão a aprender e porque estão a aprender;
6- Feedback e revisão (“Critique & Revision”) – a qualidade é alcançada através de críticas e revisões ponderadas. Os alunos devem fornecer e receber feedback de colegas para melhorar os processos e produtos do projeto, guiados por rubricas, modelos e protocolos formais de feedback/crítica;
7- Apresentação pública (“Public Product”) - na forma de um produto final tangível ou através da apresentação pública de uma solução para o problema ou a questão de investigação encetada. O produto final pode assumir várias facetas, podendo ser:
a) escrito, como um relatório, uma narrativa, uma carta, um poema, um panfleto;
b) de apresentação, como um discurso, um debate, uma peça, um noticiário;
c) tecnológico, como uma base de dados informatizada, um programa de computador, um site na Internet;
d) um meio de difusão de informação, como uma gravação em áudio ou vídeo, um mapa, um álbum fotográfico, uma pintura ou escultura;
e) um suporte de aprendizagem, como um programa, um manual;
f) de planeamento, como um fluxograma, um cronograma, uma proposta, um projeto;
g) de construção, como uma máquina, um modelo físico, um instrumento científico.
https://learninglab.etwinning.net/87061/pages/page/633729
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