segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Escola 3.0

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Você já ouviu falar na Escola 3.0? 

Que as evoluções tecnológicas têm colocado o mundo moderno em constante transformação é sabido por todos. Contudo, embora haja tantas inovações no dia a dia há décadas, é recente a mudança na educação. Conheça mais sobre a Escola 3.0 a seguir.
Sabe-se que o primeiro modelo de ensino-aprendizagem, a educação 1.0, estabeleceu um padrão de ensino em que o professor ensinava para um grupo pequeno de estudantes ou até para um único aluno.
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Após a Revolução Industrial, passou a ser obrigatória a universalização do ensino e, então, um novo sistema foi criado. Surgiu a educação 2.0, em que um professor ensinava dezenas de alunos ao mesmo tempo.
Com a evolução da tecnologia e muitas outras mudanças de paradigma que estão acontecendo, apesar de ainda estar em sala de aula com dezenas de alunos, o papel do professor mudou. Surge então a escola 3.0. Ficou curioso sobre esse novo modelo de ensino? Então continue lendo e entenda por que a educação tem seguido por esse caminho. Confira!

O que são os modelos 1.0 e 2.0 de educação?

A educação 1.0 se tratava de um modelo aparentemente mais simples, em que o professor ensinava apenas um determinado grupo de pessoas, normalmente nobres e intelectuais. No entanto, era uma educação excludente e diversos fatores daquela época contribuíram para que esse modelo fosse, aos poucos, modificado.
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Surgiu então a educação 2.0, em que o professor ensinava dezenas de estudantes. Porém, esse modelo também apresentou problemas. Com o aumento no número de alunos, a educação precisou ser sistematizada de acordo com moldes que não atenderiam a todos, mas a uma maioria.
Desse modo, a porcentagem da população com acesso à educação aumentou, só que a quantidade de estudantes com dificuldades de aprendizado também cresceu exponencialmente.
Nesse modelo, assim como no anterior, o professor é considerado o detentor do conhecimento e sua função é transmitir esse conhecimento aos alunos.

O que é a educação 3.0?

O mundo não para de mudar, dando espaço para novas necessidades surgirem. O modelo tradicional de educação já não atende às necessidades dos alunos e da sociedade como um todo.
Além disso, com o advento da internet, o conhecimento está em todo lugar e o aluno pode buscá-lo pelo seu smartphone, tablet ou computador. Tudo isso contribuiu para a mudança no papel desse professor em sala de aula. Muito mais que detentor do conhecimento, esse profissional agora tem a função de ser um mediador do conhecimento, auxiliando os alunos a saber buscá-lo, apreendê-lo e utilizá-lo.

Quais são as vantagens que a escola 3.0 traz para os alunos?

As crianças e jovens terão autonomia para se encarregar de seu próprio aprendizado na escola 3.0, visto que a figura do professor será vista mais como alguém que tira dúvidas e aprofunda o aprendizado não precisarão apenas do professor para solucionar suas dúvidas ou aprender um novo conteúdo (já que terão diversos conteúdos disponíveis na internet para tanto). Com isso, o professor sai da sua posição de único detentor do saber e se posiciona horizontalmente em relação aos educandos, criando oportunidade para que o conhecimento possa ser construído coletivamente, com debates e construção de ideias.
Além disso, a personalização do ensino vai beneficiar as crianças e os adolescentes, visto que poderão explorar suas capacidades particulares, concentrando-se nas disciplinas que mais se destacam para aprimorar os conhecimentos. E aprender o básico em conjunto. O ensino personalizado é uma das grandes tendências educacionais e ele consiste em criar estratégias de ensino individualizadas.
Como é o aluno que decide quando e como estudar, além do conteúdo que deseja aprofundar seu conhecimento, é possível que ele escolha entre assistir a um vídeo na internet, ler um conteúdo em fonte online, discutir com colegas ou até mesmo ouvir um áudio sobre o tema. No entanto, essa liberdade tem algumas restrições, já que as opções precisam ser seguras (ou seja, serem verídicas e seguirem os padrões e a grade exigida pelo MEC), além de serem orientadas e mediadas pela instituição de ensino.
Cabe então a todos os envolvidos na educação continuar implementando mudanças que atendam às demandas das novas gerações, formando cidadãos não só conectados com a internet e as redes, mas com sua vida, carreira e sociedade.
in: escoladainteligencia.com.br
imagens :usergeneratededucation.wordpress.com

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