segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Acção de Formação "Globalização e Migrações: Portugal no Contexto Europeu e Mundial"

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: ivonenunes <ivonenunes@netcabo.pt>
Data: 25 de Outubro de 2010 10:38
Assunto: FW: Acção de Formação "Globalização e Migrações: Portugal no Contexto Europeu e Mundial"
Para:


 


Assunto: Acção de Formação "Globalização e Migrações: Portugal no Contexto Europeu e Mundial"

Colegas
Reenvio para quem estiver interessado e tenha horário.
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Sérgio Claudino <sergio@campus.ul.pt>
Data: 24 de outubro de 2010 19:52
Assunto: Acção de Formação
Para: Sérgio Claudino <sergio@campus.ul.pt>


Car@s colegas

 

1.Vai realizar-se a Acção de Formação “Globalização e Migrações: Portugal no Contexto Europeu e Mundial”. Coordenada pela Prof. Lucinda Fonseca e realizada no âmbito do Centro de Formação do IGOT, com o apoio da FLAD (em cujas instalações vai decorrer), decorre de 22 a 27 de Novembro. Esta Acção está creditada (1 crédito) para os grupos de Geografia, História, Economia e Contabilidade e Português e Estudos Sociais/História. O custo de inscrição é de 120€. Junto o poster de divulgação e a ficha de inscrição.

2. Acabam de me enviar (obrigado, Iracema!) os padrões de desempenho docente, publicados no passado dia 22 de Outubro e que aqui reencaminho.

Uma boa semana.

 

Sérgio Claudino
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território
Centro de Estudos Geográficos
Universidade de Lisboa
Edifício da Faculdade de Letras
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa | Portugal
Tel.: +351 217940218 | Fax: +351 217938690

sergio@campus.ul.pt

 


Download now or preview on posterous
GM_Poster[1].pdf (898 KB)

Posted via email from leonoralves's posterous

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Plano Cuurricular de HSST

Planificação anual - Economia 11º TV

Maria, , só agora reparei que o modulo 5 aparece com o nome modulo 1, mas  é só mesmo o nome, porque o documento está correcto e tem escrito modulo 5.

Posted via email from leonoralves's posterous

palinificação anual de SPV -EC10B

Planificação Anual de SPV - EC10A

Planificação anual de economia 10ty

domingo, 26 de setembro de 2010

Planificação anual de Economia

mapa de aulas a compensar

Proposta de Elenco Modular Anual- 11º IG - Economia

Proposta de Elenco Modelar Anual -10ºTV - Economia

proposta de elenco modular anual - Economia 10ig

proposta de elenco modular anual - Economia 10ig

Elenco modular 2 anos - Economia

Elenco modular 2 anos - 10TV e 10IG

sábado, 18 de setembro de 2010

Plano Curricular da disciplina de SPV- Turma EC10A

Plano Curricular da disciplina de SPV-Turma EC!0B

Plano Curricular da disciplina de Economia - 10TV

plano curricular da disciplina - Economia 11ºTV

Plano curricular da disciplina Economia 10ºIG

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As cores

Cores primárias: Amarelo, Vermelho e Azul.

Cores secundárias: Violeta, Verde e Laranja.

Cores que não são cores: Branco e Preto - são a soma positiva e a soma negativa de todas as cores, respectivamente.

1º - Todas as cores existentes no espectro são compostas pelas três cores primárias - amarelo, vermelho e azul. Sem excepção.

2º - Uma cor secundária é o que se obtém pela mistura directa de duas das 3 cores primárias, resultando no negativo cromático da cor primária que ficou de fora, ou seja, o verde (azul + amarelo) é o negativo do vermelho, o violeta (azul + vermelho) é o negativo do amarelo e o laranja (amarelo + vermelho) é o negativo do azul.

3º - A adição de branco a uma cor nunca a altera, apenas altera o tom, ou seja, a intensidade (mais claro ou mais escuro).

4º - A mistura de cores opostas (vermelho e verde, por exemplo) resulta sempre numa cor pardacenta que, na gíria da profissão, se chama "cor-de-burro-quando-foge" Grin. É a cor ideal para sujar uma pintura e estragar um trabalho.

5º - Todas as outras imeeeeensas cores que existem são apenas variações deste básico. Puxa mais para aqui ou mais para lá e todas podem ser obtidas por mistura.

Isto é um círculo cromático onde podem ver o que acabei de explicar:


6º - Finalmente e para acabar, não adianta procurarem "receitas" para a obtenção de uma determinada cor porque os tons e os próprios pigmentos das tintas variam muito de marca para marca. A única maneira de conseguir uma cor é fazendo a mistura na paleta, juntando mais um pouco disto e daquilo, conforme o círculo cromático, até se conseguir exactamente a cor que se quer.

Posted via email from leonoralves's posterous

terça-feira, 13 de julho de 2010

PCP exige ao Governo suspensão do reordenamento da rede escolar


Educação

PCP exige ao Governo suspensão do reordenamento da rede escolar

O PCP exigiu hoje ao Governo o cumprimento da resolução aprovada sexta-feira na Assembleia da República relativa à suspensão do reordenamento da rede escolar, impedindo o encerramento das escolas do 1º ciclo e as fusões dos agrupamentos escolares.

O deputado lamentou que as fusões sejam feitas como factos consumados (PÚBLICO (arquivo))


Após um mandato aberto que o PCP levou hoje a efeito no Norte do país - que incluiu encontros com os agrupamentos de escolas de Amarante e de Miragaia e com o sindicato de trabalhadores da função pública - o deputado Honório Novo exigiu ao Governo, em conferência de imprensa, o cumprimento das resoluções políticas da Assembleia da República.

“Na sexta-feira foi votado na Assembleia da República (AR) por larga maioria, apenas com os votos contra do PS, um projecto resolução, da autoria do PCP, que determina a suspensão da aplicação da resolução do Conselho de Ministros 44/2010 e recomenda a criação de uma carta educativa nacional”, afirmou Honório Novo, que acusou o Ministério da Educação e as suas direcções regionais de estarem a desrespeitar esta recomendação política.

O deputado eleito pelo Porto considera que “o Ministério da Educação deveria, de imediato, suspender o processo resultante da aplicação da resolução do Conselho de Ministros” que determina o encerramento de escolas do 1º ciclo com número de alunos inferior a 21 e que determina a fusão de agrupamentos escolares.

“Provou-se, ao longo deste dia, que o processo que estava já em marcha desde Junho é profundamente autoritário, completamente desrespeitador da dignidade dos profissionais e contrário aos princípios de um Estado de Direito a funcionar normalmente em democracia”, acusou Honório Novo.

O deputado denunciou ainda que “as fusões estão a ser feitas como factos consumados, pelo telefone, sem promover a auscultação dos órgãos das escolas” envolvidas no processo.

“Percebe-se que é um objectivo determinado por razões meramente economicistas que vai ter, evidentemente, prejuízos ao nível do emprego, promovendo nos chamados funcionários administrativos das secretarias, uma potencial capacidade de desemprego elevada”, alertou

 


 

Posted via email from leonoralves's posterous

Untitled

Spirit of the West
 
( David Shelby . foto)
 
 
Fumo (Florbela Espanca)

Longe de ti são ermos os caminhos,
Longe de ti não há luar nem rosas,
Longe de ti há noites silenciosas,
Há dias sem calor, beirais sem ninhos!
Meus olhos são dois velhos pobrezinhos
Perdidos pelas noites invernosas...
Abertos, sonham mãos cariciosas,
Tuas mãos doces, plenas de carinhos!
Os dias são Outonos: choram... choram...
Há crisântemos roxos que descoram...
Há murmúrios dolentes de segredos...
Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
E ele é, ó meu Amor, pelos espaços,
Fumo leve que foge entre os meus dedos!...

Posted via email from Poesia_Precisa-se

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um site com milhares de manuais....

 
Perdeu o manual de instruções? Está aqui a solução.

Um site com milhares de manuais.  De câmaras fotográficas a máquina de lavar louças; de GPS a aparelhos de Tv,  equipamentos de som, telemóveis e muito mais..

São precisamente 883.542 manuais de 3.327 marcas no dia de hoje.


http://manual-de-instrucoes.com/

Posted via email from leonoralves's posterous

domingo, 30 de maio de 2010

Escolaridade média dos portugueses é a segunda pior da OCDE


Escolaridade média dos portugueses é a segunda pior da OCDE

30.05.2010 - 13:51 Por Clara Viana, Público

Transmissão intergeracional está a prejudicar performance portuguesa, mas a qualidade do ensino pode também não estar a ajudar

Em 50 anos, os portugueses mais do que duplicaram o seu tempo médio de permanência na escola, mas apesar deste salto Portugal continua a estar em penúltimo lugar entre os países da OCDE, mantendo assim a mesma posição relativa que ocupava em 1960, segundo confirmam dados da OCDE respeitantes a 2010 a que o PÚBLICO teve acesso.

A escolaridade média dos portugueses entre os 15 e os 64 anos que já não frequentavam a escola era, em 1960, de 3,15 anos. Na OCDE só a Turquia estava então pior. À semelhança de Portugal, também não conseguiu descolar desta posição: é a mesma que ocupa em 2010, apesar de a escolaridade média ter subido para 6,89 anos. Em Portugal, situa-se agora em 7,89.

O mesmo já não aconteceu, por exemplo, com a República da Coreia. Passou de 4,98 anos de escolaridade média em 1960 para 13,34 em 2010. Era o país com a quarta pior escolaridade média da OCDE. Agora está entre os dois melhores, disputando o primeiro lugar com o Reino Unido.

No seu relatório da Primavera, o Banco de Portugal (BP) confirmou o atraso português: apesar de a "alteração significativa" observada a partir dos anos 80 do século passado, "Portugal nunca conseguiu acompanhar os seus parceiros europeus no aumento do nível de qualificações da população activa". Isto sucede apesar da despesa em educação, em percentagem do Produto Interno Bruto, se situar, em 2006, em 5,6 por cento, muito próximo da média da OCDE que era de 5,7 por cento.

Para os autores do estudo do BP, o fraco nível educacional dos agregados familiares e as prioridades estabelecidas por estes poderão ajudar a explicar o fenómeno. Os filhos "têm um trajecto escolar fortemente influenciado pela experiência educativa dos pais. Portugal é um dos países da OCDE em que esta transmissão intergeracional é particularmente marcada", escrevem. Mas a qualidade do ensino e da formação de professores também deve ser equacionada entre as pistas de explicação para o fenómeno, adiantou Luísa Ferreira, conselheira do Banco Europeu de Investimento, numa conferência recentemente realizada em Lisboa.

 

Posted via email from leonoralves's posterous

domingo, 23 de maio de 2010

Fw: CALENDÁRIO HISTÓRICO -


 CALENDÁRIO HISTÓRICO  FANTáSTICO

 É um site muito curioso para bisbilhotar acontecimentos em datas que
nos sejam queridas ou de  referência.

 Clicar sobre uma data do calendário, por exemplo o dia do vosso
 aniversário, e  mostram-se acontecimentos de há séculos até ao dia de
 hoje - é uma verdadeira enciclopédia.

 http://www.lessignets.com/signetsdiane/calendrier/index.htm

Posted via email from leonoralves's posterous

domingo, 16 de maio de 2010

Posterous - O mais simples dos Blogs

"O Posterous é a plataforma de blog mais simples que eu já vi até hoje. Nada de inscrição, template ou gadgets. É simplesmente um local onde  pode escrever os seus artigos, incluindo neles imagens, vídeos e outros tipos de arquivos. O mais incrível é que você pode fazer isso por e-mail, sem necessidade de sequer de estar ligado ao Posterous."
Fonte : http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/07/posterous-o-mais-simples-dos-blogs.html