segunda-feira, 11 de março de 2019

A internet das coisas



A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things)

Mas o que é isso da Internet das Coisas ou Internet de Tudo? A Internet das Coisas, também conhecida pelo acrónimo IoT, compreende todos os aparelhos e objetos que se encontram habilitados a estarem permanentemente ligados à Internet, sendo capazes de se indentificar na rede e de comunicar entre si. Podem ter o seu estado alterado através daquele meio, com ou sem o envolvimento ativo do ser humanos e têm capacidade para recolher uma vasta quantidade de informação sobre os que o rodeia. A Internet Society define o IoT em sentido amplo como "a extensão da conectividade de rede e capacidade de computação para objetos, dispositivos, sensores e outros artefactos que normalmente não são considerados computadores”.
DESAFIOS DA
INTERNET DAS COISAS
INTRODUÇÃO À IOT
Fonte da imagem : https://www.slideshare.net/tiago.barros/introduo-a-internet-das-coisas
Veículos, luzes de trânsito, eletrodomésticos, câmaras de vigilância, detetores de condições ambientais, sensores de presença, e dispostivos médicos são apenas alguns exemplos do que já hoje existe no universo IoT. O objetivo (benigno) de todos estes dispositivos e sobretudo da grande quantidade de dados resultantes da respetiva interação atraves da Internet, é que o processamento resultante seja efetuado de forma a que, por exemplo, se evitem engarrafamentos de trânsito, se antecipe atempadamente uma doença fatal num doente ou um incidente num edifício, se utilize de forma mais eficiente a energia, para dar apenas alguns exemplos.

Fonte : https://www.cncs.gov.pt/a-internet-das-coisas-iot-internet-of-things/

Desenhar online : Autodraw

 Interessante site para desenhar online

Ver mais aqui


O que é a inteligência artificial?

O que é a inteligência artificial - AI

Resultado de imagem para artificial intelligencefonte : https://www.entrepreneur.com/article/300599

Inteligência artificial (artificial intelligence - A.I., em inglês) é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.
O objetivo central das pesquisas relacionadas a inteligência artificial baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam "pensar" exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.
Não apenas solucionar problemas de maneira racional, mas o grande "passo" dentro dos estudos da inteligência artificial é o desenvolvimento de sistemas que consigam aprender e se autodesenvolver. Noutras palavras, significa criar novas deduções a partir da junção de várias informações fragmentadas, assim como acontece dentro do sistema neurológico dos seres humanos. 
Indo além do ponto de vista cognitivo, outra grande ambição das pesquisas envolvendo tecnologias de inteligência artificial é a possibilidade de fazer com que a criatividade, emoções e sentimentos humanos possam também ser reproduzidos pelas máquinas.
A ideia de inteligência artificial pode parecer enredo de história de ficção científica. Mas graças aos avanços das pesquisas na área, significativos resultados já começam a aparecer e a fazer parte do dia dia das  pessoas. 

Como funciona a inteligência artificial?

Resultado de imagem para artificial intelligence how it works?fonte : https://www.iotone.com/guide/what-is-artificial-intelligence-and-how-does-it-work/g473

A união de várias tecnologias é necessária para o desenvolvimento da inteligência artificial, com destaque para três fatores importantes:
  • máquinas com grande potência de processamento;
  • modelos de dados otimizados (capazes de analisar e processar informações de modo inteligente);
  • constante quantidade de informações para alimentar os modelos.
Também existem algumas leis que os criadores dos software de inteligência artificial devem seguir para evitar que a tecnologia execute ações inesperadas. 
Estes parâmetros foram criados com base nas Leis da Robótica ou "Leis de Asimov" (em homenagem à Isaac Asimov, um dos escritores de ficção-científica mais importantes da história). Entre alguns dos princípios, destaque para: 
  • Restrição de conhecimento: impõe um limite ao que a inteligência artificial pode aprender e executar.
  • Proibido  auto- replicar: impede que a IA se reproduza, ou seja, que gere cópias do seu software de modo independente.
  • Proibição de interação: impede que a inteligência artificial mantenha contato com pessoas não autorizadas para se comunicar com elas.
  • Ordem: a inteligência artificial deve obedecer a todas as ordens que o seu programador inserir no sistema, mesmo que isso inclua a autodestruição do dispositivo.
Estas "barreiras" são úteis para limitar a área de atuação e participação da inteligência artificial, evitando que ela seja capaz de executar ações que foram aprendidas, mas que não se enquadrem com o seu propósito.
Fonte : https://www.significados.com.br/inteligencia-artificial/ ( adaptado)