sexta-feira, 25 de abril de 2008

A revolução dos cravos - A Liberdade



No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.
Às 22h 55m é transmitida a canção ”
E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.
O segundo sinal foi dado às 0h20 m, quando foi transmitida a canção ”
Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirmava o golpe e marcava o início das operações. O locutor de serviço nessa emissão foi Leite de Vasconcelos, jornalista e poeta moçambicano.
O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram uma acção concertada.
No Norte, uma força do CICA 1 liderada pelo Tenente-Coronel
Carlos Azeredo toma o Quartel-General da Região Militar do Porto. Estas forças são reforçadas por forças vindas de Lamego. Forças do BC9 de Viana do Castelo tomam o Aeroporto de Pedras Rubras. Forças do CIOE tomam a RTP e o RCP no Porto. O regime reagiu, e o ministro da Defesa ordenou a forças sedeadas em Braga para avançarem sobre o Porto, no que não foi obedecido, já que estas já tinham aderido ao golpe.
À Escola Prática de Cavalaria, que partiu de
Santarém, coube o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço. As forças da Escola Prática de Cavalaria eram comandadas pelo então Capitão Salgueiro Maia. O Terreiro do Paço foi ocupado às primeiras horas da manhã. Salgueiro Maia moveu, mais tarde, parte das suas forças para o Quartel do Carmo onde se encontrava o chefe do governo, Marcello Caetano, que ao final do dia se rendeu, fazendo, contudo, a exigência de entregar o poder ao General António de Spínola, que não fazia parte do MFA, para que o "poder não caísse na rua". Marcello Caetano partiu, depois, para a Madeira, rumo ao exílio no Brasil.
A revolução resultou na morte de 4 pessoas, quando elementos da polícia política (
PIDE) dispararam sobre um grupo que se manifestava à porta das suas instalações na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa.
Cravo
O
cravo tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974; Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidários com os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.
Fonte: wikipedia

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Concurso financiado pelo Ministério da Educação( entre outros ) - Sucesso escolar




A partir de 5 de Maio e até 30 de Junho de 2008, encontra-se aberto um concurso público destinado ao financiamento de projectos de investigação sobre factores e condições que contribuam para promover o sucesso escolar e combater o abandono nos ensinos Básico e Secundário.
O concurso é promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito da cooperação entre os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que financiam a iniciativa. De acordo com o regulamento, para um limite previsto de dez projectos, cada investigação poderá receber um financiamento máximo de cem mil euros.

As candidaturas, a apresentar por via electónica, deverão considerar as seguintes temáticas:
-processo de ensino e aprendizagem, estratégias pedagógicas e de avaliação no Ensino Básico;

-análise comparativa dos contextos institucionais, organizacionais e de sala de aula no Ensino Básico e no Ensino Secundário;

-escolhas e estratégias dos alunos do Ensino Secundário no cumprimento dos requisitos de conclusão do Secundário e de acesso ao Ensino Superior; e

-avaliação do impacto das políticas públicas.

Os projectos a financiar terão uma duração máxima de doze meses prevendo-se, no entanto, que em função dos resultados apresentados em sessão pública possam ser prolongados por mais um ano.

Fonte: TextoEditores- educação, noticias

Portefolio - Avaliação de docentes


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Teorias de Darwin - Exposição



A contagem decrescente já começou. A 12 de Fevereiro de 2009 é inaugurada uma exposição dedicada ao autor de A origem das espécies. A mostra abre no dia em que se assinalam 200 anos do nascimento de Charles Darwin na Fundação Calouste Gulbenkian. "A evolução de Darwin" é o título da mostra que traça o percurso e o pensamento do homem que viveu em torno da teoria evolutiva. A preparação deste momento pretende envolver a comunidade educativa do país.

Aqui pode ver mais sobre a exposição: http://a-evolucao-de-darwin.weblog.com.pt/

Fonte:http://www.educare.pt/educare/Actualidade

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Blogs de adultos em processo RVCC da ESIC - Alcobaça



Ao fazer pesquisa, descobri o blog de CLC da Escola Secundária D.Inês de Castro em Alcobaça, está muito bem feito e através deste também localizei blogs dos adultos que frequentam o RVCC nível Secundário na referida escola. Suponho que é capaz de ser interessante "espreitar" os vários blogs para terem uma ideia do que os vossos pares vão elaborando.


Sitio dos blogs dos adultos em processo : http://www.netvibes.com/

domingo, 13 de abril de 2008

Rede Social - Novas Oportunidades


Este é um espaço de partilha e debate sobre educação de adultos e processos RVCC. Foi criado por Antero Ferreira e é destinado a todos os que de alguma maneira estão ligados a esta temática. Eu já sou membro e contamos consigo para dinamizar o espaço.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Agenda 21- O ciclo do carbono

Read this doc on Scribd: o ciclo do carbono